Os sistemas de tecnologia operacional (OT), que controlam equipamentos, máquinas e processos nas fábricas, tornaram-se um dos principais alvos dos ciber-criminosos. Com a crescente convergência das redes de OT e TI, o “buffer” que antes isolava os sistemas OT dos ciber-criminosos praticamente desapareceu. O sucesso da nova economia digital requer o desenvolvimento de redes integradas que possam aproveitar todos os recursos disponíveis, seja dentro da rede tradicional, seja em dispositivos industriais e suas aplicações, como por meio de ambientes “Multi-Cloud” e até mesmo em sistemas SCADA. / ICS. Toda esta convergência, apresenta novos riscos, muitos dos quais podem ter consequências devastadoras se se concretizarem.

Os ciber-criminosos utilizam cada vez mais técnicas sofisticados e hábeis na exploração de vulnerabilidades de OT, e a segurança de TI tradicional não é suficiente para proteger as redes de OT de ameaças avançadas. Os CISOs precisam de soluções abrangentes que permitam maior visibilidade, restrinjam o acesso com precisão e automação, detectem e contenham violações de segurança em tempo real, neutralizem o movimento lateral e minimizem a superfície de ataque na rede OT.

Saiba como a Fortinet e sua arquitetura Security Fabric fornece uma solução completa para segurança OT com visibilidade total e gestão simplificada.

 

Guest speaker

Bruno Horta Soares
Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor
IDC
Bruno Horta Soares é Leading Executive Advisor para as áreas de Digital Transformation, IT Strategy, Governance e Security na IDC Portugal. No contexto académico é professor convidado em diversas universidades e escolas de negócios em Portugal e no estrangeiro. É fundador e Past-president do ISACA Lisbon Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em diversas conferências e seminários locais e internacionais. Em 2019 recebeu o ISACA Global Achievement John Kuyers Award para Best Speaker. É licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE, pós-graduado em Gestão de Projetos e tem as certificações profissionais CISA®, CGEIT®, CRISC™, PMP® e LEGO® Serious Play®.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/brunohsoares/